Cinco aplicativos para aprender idiomas pelo celular

Alguns aplicativos criam comunidades globais para que estudantes aprendam com falantes nativos dos idiomas. Foto: Reprodução/ BBC Brasil
Alguns aplicativos criam comunidades globais para que estudantes aprendam com falantes nativos dos idiomas. Foto: Reprodução/ BBC Brasil
Alguns aplicativos criam comunidades globais para que estudantes aprendam com falantes nativos dos idiomas. Foto: Reprodução/ BBC Brasil
Alguns aplicativos criam comunidades globais para que estudantes aprendam com falantes nativos dos idiomas. Foto: Reprodução/ BBC Brasil

Qualquer pessoa que tenha tentado aprender um segundo idioma sabe que não é uma tarefa fácil. Às vezes, só é preciso saber algumas frases simples para nos comunicarmos em uma viagem.

Mas quando a intenção é aprender o máximo possível, pode-se utilizar qualquer momento morto, como a espera pelo ônibus, para aprender uma palavra nova.

  1. Duolingo

Este aplicativo gratuito funciona tanto para o iOS, sistema operacional dos iPhones, quanto para o Android e também pode ser usado no computador. Ele traduz e ajuda a pronunciar palavras em 10 idiomas, incluindo inglês, francês, alemão, português e sueco.

É possível escolher o seu nível de conhecimento do idioma e estabelecer metas diárias para superar. Cada lição inclui exercícios diferentes para falar, escutar e traduzir.

O método se baseia em estimular o usuário a construir uma espécie de árvore de conhecimento, em que uma etapa vencida leve à seguinte.

O criador do aplicativo, Luis von Ahn, nasceu na Guatemala e diz que a ideia de Duolingo é que todo o mundo tenha um acesso igualitário ao aprendizado de idiomas.

Von Ahn reconhece, no entanto, que muitas pessoas não têm acesso a celulares e que o aplicativo não substitui as aulas com um professor.

  1. LinguaLeo

O aplicativo criado por uma empresa russa de ensino online é gratuito e traz uma série de jogos e desafios para aprender inglês.

A versão para brasileiros usa músicas, piadas e até cenas de filmes famosos nas lições, além de um dicionário com a pronúncia correta das palavras.

Aplicativos ajudam a saber o básico antes de viagens, mas também trazem exercícios para níveis mais avançados

Também é possível escolher o nível de dificuldade dos exercícios. Uma assinatura paga dá acesso a mais conteúdo.

Está disponível para iOS e Android, mas também pode ser usado no computador.

Leia também: Por que o Google mudou o logotipo de seu serviço de buscas

  1. Busuu

Busuu é uma rede social gratuita – com a possibilidade de compras dentro do aplicativo – para aprender idiomas em sequência. Seu nome faz referência a um idioma falando em Camarões.

A plataforma tem milhões de usuários em todo o mundo e é muito utilizada no Brasil, na China, na Turquia e na Alemanha.

Busuu oferece cursos audiovisuais gratuitos e pagos, além de permitir a interação direta com falantes nativos dos idiomas em todo o mundo. O aplicativo tem lições de nove idiomas, incluindo inglês, espanhol, alemão, italiano e russo.

Também há nele uma divisão por temas cotidianos.

Uma vez que você tenha aprendido as três mil palavras e frases chave de um idioma, pode interagir cerca de 50 de milhões de usuários.

  1. Babbel

Este aplicativo é pago: a assinatura de três meses custa US$ 20. Ele está disponível para iOS, Androis e até para o relógio inteligente da Apple.

O aplicativo tem muitos testes e exercícios de vocabulário, gramática e elementos do idioma para todos os níveis.

Babbel inclui cursos de inglês, de espanhol, de sueco, de norueguês, de alemão… até 14 línguas.

As versões gratuitas de cada idioma permitem fazer lições específicas para aprender vocabulário de temas como trabalho, hobbies, etc.

  1. HiNative

HiNative é uma plataforma gratuita para conversar com falantes nativos do idioma que se pretende aprender, em todo o mundo.

São 11 lições com jogos, que funcionam de maneira semelhante a livros infantis, nos quais o usuário tem que resolver quebra-cabeças segundo seu nível de conhecimento da língua.

Também é possível fazer perguntas aos falantes de cada língua através de questionários pré-prontos do tipo: Como se diz isto? Isto soa natural? Qual é a diferença entre estas palavras ou frases?

*BBC Brasil

Outras Notícias