Cirurgiões plásticos realizam mutirão para marcar início de Jornada Científica na Bahia

No ano passado, foram feitos 3.440 procedimentos de transexualização em todo o país (Foto : Reprodução / Espaço Fábio Guedes)
No ano passado, foram feitos 3.440 procedimentos de transexualização em todo o país (Foto : Reprodução / Espaço Fábio Guedes)

Para marcar a realização da 31ª Jornada Norte Nordeste de Cirurgia Plástica, que acontece entre os dias 15 a 17 de setembro, em Salvador, uma equipe formada por cirurgiões plásticos e residentes da especialidade participarão, nesta quarta-feira (14.09) de um dia de mutirão, realizando dezenas de cirurgias reparadoras em pacientes carentes previamente escolhidos. As cirurgias serão realizadas no decorrer do dia nos hospitais São Rafael, Hospital das Clínicas, Ernesto Simões e Hospital Santo Antonio, das Obras Assistenciais da Irmã Dulce. Serão 31 pessoas beneficiadas, com procedimentos de correção de lábio leporino, de pós bariátrica, reconstrução de mama, de nariz, de orelha, e de partes do corpo afetadas por queimaduras graves, entre outros tipos de cirurgias.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional BA), Cristina Menezes, anfitriã do encontro, este mutirão marca o início da jornada, que reunirá cerca de 300 profissionais de cirurgia plástica de todo o país. “Queremos mostrar à população que a nossa atividade não se restringe à cirurgia plástica rejuvenescedora, mas atua fortemente na cirurgia reparadora, resgatando de forma definitiva a autoestima de milhares de pessoas anualmente”, disse Cristina Menezes. Segundo ela, o mutirão vai acelerar a fila do SUS. A ação social é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, através da Fundação Ideah, da entidade, comandada pelo médico gaúcho Pedro Martins, com apoio do médico Sebastião Guerra, diretor do departamento de ação social da SBCP. Este ano o tema central do evento será Contorno Corporal, e acontecerá no Sheraton Bahia Hotel.

Na quarta-feira (14.09), a equipe que coordena a ação fará uma visita aos médicos cirurgiões plásticos que participam do projeto, nos hospitais que participam do mutirão. Os coordenadores são os especialistas Pedro Martins, presidente da Fundação Ideah; Sebastião Guerra, diretor do Departamento de Ação Social da SBCP; Cristina Menezes, presidente da SBCP, Regional Bahia e Valber Meneses, diretor da regional.

Roteiro de visitação

8h30 – Hospital São Rafael

9h30 – Hospital Ernesto Simões

10h30 – Hospital das Clínicas

11h30 – Hospital Santo Antonio

Outras Notícias