Colégios militares têm melhores notas do Enem

Inscrições para sorteio de vaga nas unidades seguem até sexta (8). Foto: GOVBA
Inscrições para sorteio de vaga nas unidades seguem até sexta (8). Foto: GOVBA
Inscrições para sorteio de vaga nas unidades seguem até sexta (8). Foto: GOVBA
Os colégios militares e instituições federais despontam entre as unidades educacionais públicas com melhores médias das notas por escola no Enem (Foto: GOVBA)

De acordo com as informações divulgadas, ontem (4), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os colégios militares e instituições federais despontam entre as unidades educacionais públicas da Bahia com melhores médias das notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Entretanto, as primeiras colocações estaduais ainda são dominadas por escolas da rede privada. Entre as instituições públicas baianas, o destaque está com o Colégio Militar de Salvador (CMS), que ocupa a posição 218 da lista geral nacional, com média 642,95 -A primeira instituição do país na lista – o Objetivo Colégio Integrado em São Paulo, alcançou média 751,29.

Estão publicadas pelo Inep as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas – o critério de divulgação inclui todas as escolas em que pelo menos 50% dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2015. No documento divulgado pelo órgão, é possível fazer recortes que levam em conta desde o porte da escola até a condição socioeconômica dos alunos, fatores que influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e que devem ser considerados na hora de avaliar a situação de cada escola.

Dados do Inep, o Colégio Militar de Salvador tem classificação de nível socioeconômico considerado “muito alto”. No âmbito regional (considerando escolas públicas e privadas avaliadas na Bahia), o CMS está atrás apenas dos colégios privados Helyos e Acesso, ambos de Feira de Santana – Região Centro Norte Baiana -, e do Colégio Anchieta, também unidade particular, em Salvador. O cenário apresentado pelas médias do Inep considera o cálculo da média aritmética das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza).

A instituição da Bahia que apresentou a média mais alta da lista nacional foi o colégio privado Helyos, em Feira de Santana, instituição que tem histórico de bom desempenho nas avaliações. De acordo com recorte feito pelo Inep, o Helyos também tem classificação de nível socioeconômico considerado “muito alto”. A média alcançada pela escola foi 684,15. Também é de Feira de Santana a segunda escola da Bahia, também da rede particular, com melhor desempenho: o Colégio Acesso, que obteve média 668, 85. As duas escolas de Feira de Santana são classificadas com nível econômico “muito alto”.

Outras Notícias