A segunda unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) já está em funcionamento. Inaugurada nesta manhã, a unidade móvel amplia a capacidade de coleta das doações, com capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, duas novas unidades móveis estarão disponíveis até o próximo ano. “O nosso compromisso é seguir ampliando para acabar com o déficit nos hemocentros e até agosto teremos também a primeira experiência em postos do SAC, na unidade de Cajazeiras”.
De acordo com o governo, o Hemóvel 1, em termos de capitação está “atrás apenas da sede da Hemoba em Salvador, e coletou 5.544 bolsas só nos últimos nove meses de 2014. Mais que a unidade fixa de Feira de Santana, por exemplo”, diz a assessoria do governo.
O roteiro completo dos ônibus está disponível no site da Hemoba e no aplicativo para smartphones Hemoliga, que reúne ainda informações, como a situação dos estoques de bolsas.