Com integração, idosos com menos de 65 anos perdem acesso gratuito ao metrô de Salvador

Idosos com menos de 65 anos perdem acesso gratuito ao metrô de Salvador (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Idosos com menos de 65 anos perdem acesso gratuito ao metrô de Salvador (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Idosos com menos de 65 anos perdem acesso gratuito ao metrô de Salvador (Foto: Manu Dias/GOVBA)

O acesso gratuito ao metrô de Salvador para idosos com menos de 65 anos será suspenso a partir da próxima segunda-feira (16). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11) pelo governo do estado e pela CCR metrô, que é responsável pelo transporte.

Antes da determinação, os idosos com idades a partir de 60 anos tinham passagem liberada. Com a mudança, o metrô passa a adotar a mesma idade de gratuidade aplicada pelos ônibus urbanos da capital, que também é a partir dos 65 anos.

Conforme o estado, como é preciso fazer a integração tarifária total aos estudantes da região metropolitana de Salvador, também foi necessário alterar a legislação estadual e a igualar à legislação municipal. A situação ocorreu após estudantes da RMS alegarem não ter acesso total a integração entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus de Salvador.

Para sanar o problema da integração parcial, o governador Rui Costa assinou um decreto na última sexta-feira (6) garantindo aos estudantes o acesso total aos transportes públicos de Salvador e da RMS. Na assinatura do decreto também ficou estabelecido que com a integração total dos estudantes da região metropolitana, seria necessário aumentar a idade mínima dos idosos que têm acesso gratuito ao metrô.

Situação dos estudantes da RMS

Após a integração entre ônibus e metrô, que começou a valer no dia 1° de outubro, os estudantes da região metropolitana de Salvador alegaram que só tinha acesso parcial a integração. Isso porque, ao sair de ônibus das cidades da região metropolitana e embarcar no metrô, eles pagam apenas uma passagem. Entretanto, se for necessário pegar mais um ônibus urbano na capital baiana, é cobrada outra tarifa, porque não há integração entre os ônibus metropolitanos e os de Salvador.

Com o decreto assinado neste mês de outubro, os estudantes terão acesso aos três sistemas (ônibus metropolitano, metrô e ônibus de Salvador), pagando apenas uma meia passagem, como já acontece no sistema dos ônibus urbanos da capital baiana. A Metropasse informou que a integração total será no dia 16 de outubro. Contudo, o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, informou que ainda é necessária uma lista com o nome dos estudantes para concluir a integração.

As informações são do G1 Bahia

Outras Notícias