O secretário de Infraestrutura de Salvador, Paulo Fontana, afirmou nesta sexta-feira (15) que a prefeitura está enfrentando com recursos próprios as obras de recuperação das encostas de Salvador. “Se a prefeitura não tivesse as contas equilibradas não teríamos condições de enfrentar os estragos causados pelas chuvas. A burocracia do governo federal e a forma como a gestão passada enfrentou o problema nos atrapalhou, mas estamos resolvendo e fazendo obras que são fundamentais para a população”, enfatizou.
Desde o ano passado, a prefeitura de Salvador aguarda a liberação da verba de um convênio assinado com o Ministério da Integração Nacional para a recuperação de 18 encostas nas áreas de riscos em Salvador. Segundo o secretário Paulo Fontana, o convênio está parado por conta da burocracia do próprio ministério.
Na gestão passada, foram licitadas mais 20 obras de encostas junto ao Ministério das Cidades, mas sem projeto, o que inviabilizou a execução imediata. Segundo Fontana, a gestão de ACM Neto conseguiu apresentar projetos e as verbas para 12 encostas foram liberadas. A Prefeitura tenta viabilizar as outras oito encostas.
De acordo com Paulo Fontana, com recursos próprios, a prefeitura já conclui diversas obras de contenção de encostas e outras estão em andamento. Uma delas, a da Ladeira do Cacau, vai resolver um dos problemas históricos da cidade e está em fase de conclusão.