Concessão do novo Aeroporto de Vitória da Conquista será licitada

Concessão do novo Aeroporto de Vitória da Conquista será licitada (Foto: Ascom/SEINFRA)
Concessão do novo Aeroporto de Vitória da Conquista será licitada (Foto: Ascom/SEINFRA)
Concessão do novo Aeroporto de Vitória da Conquista será licitada (Foto: Ascom/SEINFRA)

O aviso de licitação da concessão pública do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30). A licitação está marcada para 9 de agosto, às 14h, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba), em Salvador. As obras do equipamento estão em ritmo acelerado.

A empresa que ganhar a licitação será responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos. A concessionária também deverá adquirir, instalar e implantar equipamentos obrigatórios de auxilio a navegação. Uma audiência pública foi realizada em abril, quando a população e representantes de concessionárias deram contribuições sobre o edital.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) é responsável pela construção do equipamento no sudoeste baiano, que visa atender a uma necessidade de ampliação da estrutura devido ao crescimento da demanda de passageiros e aeronaves na região. O atual aeroporto foi afetado por conta do crescimento da zona urbana, comprometendo o Plano Básico de Zona de Proteção. O investimento total da obra é de R$ 145 milhões, com financiamento dos governos federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), e estadual.

Atualmente está em andamento a construção do terminal de passageiros. Importantes etapas, como a implantação da pista de pouso e decolagem e da seção contra incêndio (SCI), já estão concluídas. “Vitória da Conquista tem mais de 348 mil habitantes e é a terceira maior população do território baiano. Além disso, é o quinto maior Produto Interno Bruto [PIB] do estado”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Movimentação

Quando o Aeroporto Glauber Rocha entrar em operação, a expectativa é de que, até 2020, a movimentação seja ampliada para 500 mil passageiros/ano. A demanda do atual é de 250 mil passageiros por ano. O novo terminal tem uma área patrimonial de 6,16km². A pista de pouso e decolagem possui 2,1 quilômetros de extensão e tem capacidade estimada de receber mais de 60 mil operações durante o ano. Mais de 300 operários atuaram na construção do equipamento. Na fase atual, são mais de 80 trabalhando para concluir o terminal de passageiros.

Homenagem

O nome do novo aeroporto conquistense é uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha. Autor de filmes como ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ e ‘Terra em Transe’, ele nasceu em 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista. Ao longo da carreira, Glauber atuou como diretor, roteirista, ator e escritor. Ele morreu em 1981, aos 42 anos, no Rio de Janeiro.

As informações são da Ascom/Seinfra

Outras Notícias