Concurso Sou + Meu Frango revela vocação gastronômica da cidade de São Gonçalo dos Campos

A chefe Tais Fraga, do Jurema Botequim ganhou com o prato Xinfó, uma mistura de efó e xinxin de galinha
A chefe Tais Fraga, do Jurema Botequim ganhou com o prato Xinfó, uma mistura de efó e xinxin de galinha

A diversidade dos pratos apresentados na segunda edição do concurso Sou + Meu Frango deixou claro que São Gonçalo dos Campos tem grande potencial gastronômico. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. A competição aconteceu neste domingo, 09, e faz parte da programação do Cidade Jardim Festival 2023. Durante as três horas de transmissão através do Youtube, os telespectadores puderam acompanhar de perto receitas que traziam como ingrediente principal o frango, alimento que é tão importante para economia local, já que no município são abatidas mais de 200 mil aves por dia.

Os critérios de avaliação dos pratos levaram em conta a originalidade, criatividade e apresentação. Após votação dos jurados e dos internautas, em primeiro lugar, a chefe Tais Fraga, do Jurema Botequim ganhou com o prato Xinfó, uma mistura de efó e xinxin de galinha. Em segundo lugar, o chef Eduardo do Restaurante Cheiro de Roça ganhou com a coxa de frango defumada recheada com maniçoba e acompanhada de vatapá de fruta pão. O terceiro lugar ficou com o Meraki Restaurante representado pela chef Maria José, que apresentou o prato Tulipinha de frango.

“O momento da conquista e da vitória é importante, claro a gente agradece pelo o reconhecimento, mas nesse processo de construção, nós aprendemos que nem sempre ganhar é o mais relevante, e sim, participar mostrando uma culinária tradicional, afetiva e que busca revalorizar alguns elementos tradicionais, que foram se perdendo ao longo do tempo, como por exemplo as plantas ancestrais, conhecidas também como as plantas alimentícias não convencionais. Utilizei a taioba no prato para fazer referência a isso, para a gente é muito mais importante visibilizar o prato e sua construção durante o processo”, conta Tais, vencedora do concurso.

O chef Arthur Pendragon, que foi jurado do concurso pela segunda vez, disse que notou uma mudança na elaboração das receitas deste ano em relação à edição passada. “O concurso é uma iniciativa que valoriza o comércio e a cultura local, pois quando a gente pensa em gastronomia, não é só a questão econômica da cidade, mas também a questão cultural, pois você consegue observar que a maioria dos participantes trazem historias nos seus pratos. Esse ano, percebi que o comportamento dos participantes mudou em relação a apresentação dos pratos da primeira edição, pois esse ano tivemos receitas mais elaboradas”, afirmou.

O prefeito Tarcísio Pedreira destacou a importância que o concurso tem para o município. “Fico muito feliz em poder juntar ao nosso Festival um concurso gastronômico, pois esse evento traz visibilidade aos donos de restaurantes, os quais são cozinheiros e chefs de cozinha aqui em São Gonçalo dos Campos e mostrar o poder do frango, pois ele é o principal protagonista deste concurso, alimento que sustenta tantas famílias no município. Somos a principal cidade que abate aves na Bahia, então o fato de podermos unir a força que o frango tem em nossa cidade e o potencial gastronômico do município de forma bem interativa e original dentro do nosso cidade Jardim festival pela segunda vez, mostra o sucesso do evento”, completa.

A programação completa para os próximos dias do Cidade Jardim Festival você confere no site: cidadejardimfestival.com.br

Outras Notícias