Congresso trata sobre Assistência Humanizada e Especializada ao Idoso

Foto: Reprodução/Portal Tempo Novo
Foto: Reprodução/Portal Tempo Novo

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Como lidar com o crescente envelhecimento populacional? Essa pergunta será uma dentre as muitas que os especialistas lidarão durante o Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar (Consad 2016), que acontece nos dias 14 e 15 de julho na Itaipava Arena Fonte Nova.

“O envelhecimento da população é fato marcante nas ultimas décadas e a tendência é que continue a crescer”, destaca a pediatra e sanitarista Christina Ribeiro. A expectativa de vida no Brasil aumentou de 43 em 1945 para 75 anos em 2014, de acordo com dados do IBGE. Nesse período, o número de idosos quintuplicou e, estima-se que, em 2030, 17% da população brasileira será de idosos, ante 10,8% em 2012.

“Grande parte dos serviços de saúde e seus profissionais ainda não estão preparados para a atenção ao idoso. A palavra de ordem é conscientização, treinamento e humanização do atendimento”, ressalta Christina. “Em função da maior fragilidade do idoso, uma vez hospitalizado, tende a apresentar maior numero de complicações clínicas, maior tempo de permanência e dificuldades crescentes para desospitalização e continuidade dos cuidados em outras instâncias assistenciais”, completa.

Uma das soluções, apontada por Christina, é evitar que o hospital seja a única via de acesso do idoso ao sistema de saúde. “Quanto mais os serviços de saúde atuarem em rede e se especializarem nas peculiaridades das necessidades do idoso, mas este se beneficiará”, informa a médica.

A desospitalização e atenção humanizada é um dos principais temas que será abordado nos dois dias do Consad 2016. Com o tema “Tendências e Soluções em Saúde Humanizada”, o congresso contará com apresentação de conteúdos científicos inovadores, relacionados à saúde humanizada e com destaque para as particularidades e benefícios da atenção domiciliar nas redes pública e privada de saúde, além de exposição de trabalhos e cases de sucesso. O evento terá ainda uma área para exposição de produtos médicos, farmacêuticos, hospitalares e para a atenção domiciliar – a “Expo Consad 2016”, assim como o Museu que trará a história da Atenção Domiciliar no Brasil. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.consadsaude.com.br.