Conheça o tempo para marcar procedimentos em planos de saúde

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4O descumprimento de prazos máximos de marcações é um dos principais motivos de queixa contra os planos de saúde, conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por lei, as operadoras têm um prazo máximo para garantir de consultas a cirurgias. Porém o cliente não pode exigir que um profissional ou estabelecimento específico o atenda dentro desse prazo. O que a empresa deve garantir é o atendimento, mesmo que seja em locais não credenciados. Além disso, o cliente deve ter cumprido o período de carência, que é prazo mínimo, contratado a partir da adesão, para utilizar os serviços. (Veja ao lado quais são os prazos máximos de atendimento, em dias úteis)

Como fazer queixa

Caso o cliente não consiga marcar o procedimento dentro desses prazos, ele deve procurar a operadora e pedir que ela indique um profissional ou estabelecimento que o faça. Se a empresa não fornecer, o cliente deve anotar o protocolo do contato e procurar a ANS pelo telefone 0800 701 9656, site ou pelos postos de atendimento da agência em seu estado. Na Bahia, o posto, que atende também os clientes de Sergipe, está localizado na avenida Antônio Carlos Magalhães, n° 771, Salas 1601-1604 e 1607-1610, bairro Itaigara, em Salvador.

Com informações do jornal Tribuna da Bahia.

Foto de capa: Reprodução