Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com fogos de artifício

1

O período junino é sempre muito esperado no Nordeste, mas tomar cuidado com fogos de artifício é fundamental para curtir a época sem sofrer queimaduras. No Piauí, por exemplo, de acordo com o Corpo de Bombeiros ao portal A Tarde, uma a cada dez pessoas sofre algum tipo de acidente ou queimaduras provocados pelo manuseio dos fogos. Para prevenir situações perigosas, o Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA) alerta para os cuidados que devem ser tomados ao soltar fogos de artifício e orienta a população sobre os riscos e consequências da prática.

Conforme dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, no ano de 2017, entre os dias 23 e 25 de junho, foram registrados 53 atendimentos, sendo 24 de queimaduras por fogos e 29 por explosão de bomba. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), um dos municípios mais procurados no Recôncavo Baiano durante o período junino, entre 21 e 26 de junho de 2017 deram entrada na Unidade de Tratamento de Queimados 16 pessoas vítimas de explosão de bomba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os fogos comprados pelo público devem ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ser adquiridos em locais certificados pelo CBMBA. É indispensável que as normas de utilização e as orientações dos fabricantes dos fogos de artifício sejam seguidas, além de se observar a validade dos itens. O Corpo de Bombeiros alerta ainda que as crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto mesmo que os fogos que elas estejam soltando sejam apropriados à faixa etária delas.

Com informações do portal A Tarde.

Foto de capa extraída do site do Correio 24 Horas.

Outras Notícias