Crise de ansiedade sofrida por Cléo Pires é mais comum do que se imagina, afirma psicanalista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A atriz Cléo Pires sofreu uma crise de ansiedade antes de embarcar em um voo internacional, no início deste mês. Ela foi impedida de voltar para o Brasil, precisando ficar mais alguns dias em Miami. Por recomendação médica, a artista realizou uma bateria de exames e teve que ser medicada no local. Apesar da grande repercussão que o caso teve, crises como essa são mais comuns do que se imagina e precisa de cuidados especializados para que não se torne um transtorno crônico, conforme alerta a psicanalista, Shirley Moraes.

Segundo ela, essa é uma das causas que mais tem levado pacientes aos consultórios, devido ao alto grau de estresse e pressão vivida pela população – seja no trabalho, em casa, ou mesmo entre amigos. “As cobranças estão cada vez mais comuns em todas as áreas e as pessoas, por não saberem lidar com isso, acabam somatizando, ou seja, transformando todo o estresse em sintomas físicos”, afirma.

Falta de ar, pressão alta, hipersensibilidade, desrealização e taquicardia são alguns dos mais de 200 sintomas que uma pessoa com transtorno de ansiedade pode ter durante as crises. “O tratamento terapêutico, aliado à atividades físicas, como caminhadas, e, de relaxamento, podem ser úteis e até cruciais para evitar a necessidade do uso de recursos medicamentosos”, esclarece a especialista que dirige o NitidaMente Instituto.

Pânico Total – O medo é algo inerente do ser humano e causa sintomas que servem para alertar sobre um perigo iminente. Os mesmos sintomas são percebidos por pessoas em crises de pânico ou ansiedade, sem, contudo, que estes tenham uma razão explicável ou consistente. Para a especialista, como muitas pessoas não sabem o que está ocorrendo, elas acreditam que estejam morrendo e, por isso, correm para as emergências em busca de atendimento.

É nesse momento que a terapia se torna crucial. “Nos atendimentos, o paciente passa por uma fase de autoconhecimento, consegue identificar as causas e aliviar os desgastes que estão ocasionando as crises de ansiedade. Por isso, é fundamental buscar ajuda de um especialista”, conclui Shirley Moraes.

Outras Notícias