Deputado clama abertura das Deam nos finais de semana

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A necessidade da abertura das Deam (Delegacias Especiais de Atenção à Mulher) aos finais de semana e a nomeação dos policiais civis foram alvo de pronunciamento do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) na tarde desta quarta-feira (27/4). O parlamentar se embasou nos dados alarmantes do Mapa da Violência Sexual 2015, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De acordo com os dados, no ano passado, Feira de Santana registrou 154 casos de estupro, o equivalente a uma taxa de 24,94 por grupo de 100 mil habitantes, maior até mesmo que a de Salvador, com 18,1 para 100 mil habitantes. Ainda conforme divulgado pelo Mapa, Maetinga, que fica na região de Vitória da Conquista, e tem cerca de 5 mil habitantes, ficou com a maior taxa do estado, que foi de 154,62 para cada 100 mil habitantes. As delegacias territoriais e especializadas, as Deam, registraram 517 casos de estupros no ano passado em todo estado baiano.

“As Deam não podem ficar fechadas aos finais de semana. Vejamos os dados assustadores. O governo precisa implementar uma política dura de enfrentamento à violência. Daí que percebemos claramente à necessidade de contratação de novos policiais, inclusive os que já foram aprovados para a Polícia Civil”, frisou Carlos Geilson. Segundo o deputado, os policiais não podem prever onde terão possíveis estupros, mas a contratação de mais policiais favorece a agilidade dos serviços de investigações.

“O governador já reconheceu a carência de policiais no estado e assumiu o compromisso em público de nomear mais profissionais. Mas até agora nada foi cumprido. O que estamos clamando é que ele dê posse aos 800 policiais civis, que já estão devidamente formados e habilitados. Alguns desses profissionais chegaram até a abandonar seus respectivos empregos para passarem pelo período de formação, mas até hoje aguardam a nomeação do governo”, criticou Geilson.

Outras Notícias