Dia da Música Popular Brasileira é comemorado nesta quarta-feira

Inscrições para o 15ª edição do Festival de Música Educadora FM foram prorrogadas até o dia 7 de julho (Foto: Reprodução)
Inscrições para o 15ª edição do Festival de Música Educadora FM foram prorrogadas até o dia 7 de julho (Foto: Reprodução)

Não importa qual seja a sua idade, em algum momento da sua vida, você já deve ter escutado um trechinho da marchinha de carnaval, intitulada de Ó Abre Alas, composta por Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga. E, graças a ela, nesta quarta-feira (17), é comemorado o Dia da Música Popular Brasileira.

Chiquinha nasceu em 17 de outubro de 1847 e, por esse motivo, em 9 de maio de 2012, foi sancionada a Lei nº 12.624 que oficializou a data como o Dia da MPB. Além de ser a primeira compositora oficial da música popular brasileira, ela também foi pianista, regente, fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque e Caetano Veloso.

A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia. A década de 60 é considerada um período de ebulição para esse estilo musical. Foi nesse momento que passou a coexistir o samba, o jazz, a Bossa Nova, e outros ritmos; período que compositores e intérpretes passaram a contestar o regime militar. A sigla MPB foi popularizada como um movimento próprio de contestação social e política.

Outras Notícias