Dicas para manter a saúde cardiovascular em dia

Imagem ilustrativa/ Reprodução
Imagem ilustrativa/ Reprodução
Imagem ilustrativa/ Reprodução
Imagem ilustrativa/ Reprodução

Próximo dia 29 (terça-feira) é lembrado o Dia Mundial do Coração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, onde ocorrem cerca de 330 mil óbitos por ano em decorrência deste tipo de patologia. Os dados são alarmantes, porém, muitas pessoas ignoram alguns cuidados básicos essenciais para manter a saúde cardíaca em dia.

Dr. Lucimir Maia, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília alerta que hábitos cotidianos podem ajudar a evitar problemas cardíacos. Confira algumas dicas do especialista sobre este assunto:

– Tire o saleiro da mesa!
Segundo a OMS, o brasileiro consome mais que o dobro da quantidade de sal diária recomendada. Dr. Lucimir Maia esclarece que, apesar de ser um prática cultural, isto precisa ser corrigido. “Há pessoas que não sentem os efeitos do sal, ou seja, consomem grandes quantidades desta substância sem sofrer nenhum tipo de prejuízo. Porém, o mais comum é que o sódio tenha ação direta na pressão na pressão arterial, causando o aumento desta e elevando as chances de surgimento de doenças cardiovasculares”, explica.

– O açúcar também deve ser controlado
“O sedentarismo aumenta a resistência do corpo à insulina e, consequentemente, eleva as taxas de açúcar no sangue. Este hábito, aliado a má alimentação, pode causar diabetes, doença que aumenta o risco de desenvolvimento de eventos cardiovasculares. Há estudos que comprovam que pessoas diabéticas têm mais chances sofrer infartos, por exemplo”, afirma o especialista.

– E as gorduras trans?
Para o cardiologista, os alimentos que contém esta substância são os grandes vilões da saúde cardiovascular. “Este tipo específico de gordura eleva os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, que frequentemente se acumula nas paredes das veias e artérias e pode causar aterosclerose, mais conhecido como entupimento destes tecidos”, acrescenta.

– Fique longe do tabaco!
“Algumas substâncias presentes no cigarro causam aumento da pressão arterial, aumentado o risco de doenças como o infarto. Além disso, fumantes também têm facilidade de formação de coágulos no sangue, o que pode acelerar o acúmulo de colesterol nas artérias, levando ao entupimento destas”, argumenta Dr. Lucimir Maia.

– Procure dormir melhor e leve uma vida sem estresse
Muita gente acha que para cuidar da saúde do coração basta usar os medicamentos necessários, porém as mudanças de hábitos são muito mais importantes. “Todo o contexto de vida da pessoa contribui para a manutenção da saúde cardíaca. Noites mal dormidas, por exemplo, geram o acúmulo de adrenalina na corrente sanguínea, trazendo prejuízos ao coração”, observa. “O estresse cotidiano também é um fato de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, lembra o médico.

– Use fio dental
“Para manter a saúde cardíaca em dia, é preciso cuidar da saúde bucal. Por isso, é imprescindível ir ao dentista ao menos uma vez por ano e seguir o tratamento indicado por este profissional à risca. Por fim, é importante lembrar que medir a pressão e realizar um check-up cardíaco anualmente também são medidas preventivas” finaliza o cardiologista.

Outras Notícias