Elevador será símbolo de combate ao tráfico de pessoas

ELEVADOR

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Foto: Divulgação
Cartaz oficial da campanha contra o tráfico de pessoas  

Durante todo mês de julho o Elevador Lacerda ficará iluminado de azul. A mobilização faz parte da campanha “Coração Azul”, em comemoração ao Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado sempre 30 de julho. O “Coração Azul” marca a campanha mundial do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) contra o tráfico de pessoas, que foi lançada no Brasil em maio de 2013.

A ação é uma parceria entre a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), diferentes órgãos federais e estaduais, além da participação do UNODC. É costume iluminar importantes monumentos em todo mundo com a cor azul, como forma de chamar a atenção sobre a incidência do crime. O tráfico de pessoas é uma prática que viola a dignidade da pessoa, submete a vítima a condições degradantes de violência e de trabalho, ceifando a liberdade e tornando-as mercadorias.

Segundo a superintendente de Políticas para as Mulheres, Mônica Kalile, o órgão municipal mantém um trabalho contínuo “com objetivo de apoiar as vítimas e fomentar a conscientização sobre o crime”. Ainda segundo Kalile, nos próximos dias a SPM inaugura a Casa de Acolhimento e Passagem de curta duração para mulheres, chamada Irmã Dulce, “um local que vai abrigar mulheres e seus filhos vítimas de violência doméstica e do tráfico de pessoas, em situação de fragilidade emocional que necessitam no primeiro momento do máximo de sigilo, atenção, dedicação e carinho”.