Encontro reúne agentes da cadeia produtiva do cacau em Salvador

Encontro reúne agentes da cadeia produtiva do cacau em Salvador (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
Encontro reúne agentes da cadeia produtiva do cacau em Salvador (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Agregar e proporcionar o diálogo entre todos os agentes da cadeia produtiva do cacau foi o principal objetivo do encontro Bahia Cacau 2035, realizado nesta terça-feira (21), no Hotel De Ville, em Salvador. O cultivo do fruto, que durante muito tempo teve a imagem ligada ao coronelismo, é reinventado e atravessa um novo ciclo histórico de sustentabilidade, inclusão social e turismo.

Durante o evento, um protocolo de intenção para criação do Sistema de Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, juntamente com Guilherme Moura, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Eduardo Bastos, da Associação Nacional das Indústrias Processadoras do Cacau (AIPC), e Milton Andrade Junior, do Sindicato Rural de Ilhéus (SRI).

Já o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis, anunciou oficialmente a portaria conjunta Sema/Inema 03, que foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21), para beneficiar produtores do cacau cabruca. A portaria beneficia o produtor rural que poderá fazer um manejo adequado desse sistema, tendo em vista o aumento da produtividade de cacau na região sul da Bahia.

Outras Notícias