Escolas municipais ganham projeto pedagógico próprio em Salvador

Prefeito ACM Neto na cerimônia de lançamento do projeto ‘Nossa Rede’. Foto: Max Haack
Prefeito ACM Neto na cerimônia de lançamento do projeto ‘Nossa Rede’. Foto: Max Haack
Prefeito ACM Neto na cerimônia de lançamento do projeto ‘Nossa Rede’. Foto: Max Haack
Prefeito ACM Neto na cerimônia de lançamento do projeto ‘Nossa Rede’. Foto: Max Haack

A prefeitura de Salvador lançou nesta quinta-feira (15) o Nossa Rede, projeto pedagógico construído pela própria rede municipal de ensino. O plano é uma ação prevista no Projeto Combinado e visa melhorar a qualidade da educação pública municipal.

Dentre os objetivos estão tanto a elaboração das diretrizes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e confecção dos novos cadernos pedagógicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e demais materiais que farão com que os alunos de toda a cidade aprendam da mesma maneira. O processo de criação conta com o apoio de parceiros como a Avante, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Pracatum.

“Neste Dia do Professor, estamos escrevendo uma história que será lembrada por futuras gerações. É um projeto construído não por um governo, mas por toda a cidade e que traduz Salvador, refletindo o pensamento e o sentimento da rede de ensino. É uma conquista definitiva da educação pública de Salvador. Muito obrigado de coração a cada um dos professores municipais por participarem desta iniciativa”, disse o prefeito ACM Neto na cerimônia de lançamento do Nossa Rede.

Metodologia

O modo como o Nossa Rede está sendo construído é pioneiro na educação pública brasileira. Com foco na participação e criação colaborativa, a elaboração do novo material pedagógico está sendo produzido dentro de uma visão de respeito aos valores das identidades culturais de Salvador e suas peculiaridades.

O novo conteúdo pedagógico constará em cadernos que serão produzidos a partir das experiências prévias dos educadores que vivenciam o dia a dia da rede municipal de ensino. Para a Educação Infantil, serão produzidos materiais como álbum de fotografias da família, agenda da criança e maleta com material didático. Já para o Ensino Fundamental I, serão produzidos 80 cadernos de Português e Matemática para alunos e professores, a serem aplicados em cada bimestre. A empresa para impressão do material será licitada.

Para a construção do projeto, mais de mil professores participaram dos Grupos de Trabalho realizados nas dez Gerências Regionais, e os demais fazem a colaboração via Grupos de Trabalhos Regionais ou através de uma Plataforma Virtual. Com o Nossa Rede, serão beneficiados mais de 76 mil alunos que estão na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e dá voz para mais de 4,5 mil professores, 540 coordenadores pedagógicos e 332 gestores escolares que já participam ativamente do processo de elaboração dos cadernos pedagógicos.

*Com informações da assessoria

Outras Notícias