“Esperava que novo secretário de Educação fosse da rede municipal”, retruca presidente da APLB

76217-3

A nomeação do novo secretário municipal de Educação de Feira de Santana parece não ter agradado muito a direção da APLB – Sindicato. Com a exoneração de Jayana Ribeiro, publicada nesta sexta-feira (02), o prefeito Colbert Martins nomeou o advogado Marcelo José Almeida das Neves para a vaga.

A presidente da APLB, professora Marlede Oliveira, disse ao site Olá Bahia que a categoria esperava que “o novo secretário de Educação fosse da rede municipal de ensino”.

“Ele (Marcelo Neves) não é da rede. Esperávamos que fosse alguém ligado à educação municipal. Mas ainda é muito prematuro para fazer qualquer tipo de avaliação. Mas não era o que a categoria esperava”, disse Marlede Oliveira.

INDICAÇÃO

O perfil do novo secretário de Educação, Marcelo Neves, foi explorado pelo site Bahia na Política, do jornalista Jair Onofre. Segundo a publicação, o advogado Marcelo José Almeida das Neves é ex-superintendente da Sudene. Ele também é aliado do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e atuou como superintendente administrativo da UPB.

Marcelo Neves foi consultor de campanha do ex-governador Paulo Souto (DEM), em 2014, e secretário parlamentar de integrantes da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Sobre Jayana Ribeiro, a presidente da APLB fez a seguinte avaliação: “A gestão de Jayana Ribeiro foi a pior possível. Ela estava preocupada somente com questões pessoais. Bastou apenas adquirir a estabilidade econômica para deixar o cargo”, avaliou.

Marlede Oliveira acrescentou ainda que o município conta com o Ideb mais baixo da região. “A culpa pelo baixo índice não é dos professores, mas da péssima gestão da Secretaria de Educação nos últimos anos”, acrescentou.

A ex-secretária de Educação de Feira de Santana, Jayana Ribeiro, não foi localizada para comentar o assunto. O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

Outras Notícias