Curso de jornalismo no Estadão

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

O Curso Estado de Jornalismo, um dos mais tradicionais programas de treinamento para jovens profissionais do País, está com suas inscrições abertas até o dia 2 de agosto. Conhecido também como Curso Focas do Estadão é o único programa do gênero válido como extensão pela Universidade de Navarra, na Espanha. Em suas 25 edições anteriores, desde 1990, o curso conta com mais de 700 jovens formados. Parte desses profissionais trabalha hoje nas grandes redações do País. O programa tem o patrocínio de Odebrecht e Philip Morris.

Serão selecionados 30 jovens, que terão a oportunidade de aprender na prática nas redações do Grupo Estado e ainda participar de atividades especiais e aulas que complementam sua formação acadêmica. O programa é gratuito e ocorre de 14 de setembro a 11 de dezembro, em São Paulo.

A primeira fase do processo seletivo é on-line e realizada no momento da inscrição, pelo www.estadao.com.br/focas ou no www.vagas.com.br/v1195386, até 2 de agosto. Os candidatos devem incluir currículo e justificativa de interesse e passar por provas de conhecimentos gerais, inglês e português. Podem se inscrever estudantes de último ano de todas as faculdades de jornalismo do Brasil e formados em 2013 e 2014. Até 90 candidatos serão chamados para a segunda fase, com duração de um dia, na sede do Grupo Estado, em São Paulo. A turma com os selecionados será conhecida em 30 de agosto.

Os editores e repórteres do Grupo Estado também participarão de entrevistas organizadas especialmente para o treinamento. Nos anos anteriores, o curso já recebeu os políticos Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, a cientista Mayana Zatz e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Estão previstos, ainda, treinamentos sobre Reportagem com Auxílio do Computador, com José Roberto de Toledo, e acompanhamento de gastos públicos, com Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas. A parte prática do programa inclui atividades na redação, sempre monitoradas por jornalistas do Grupo Estado, e um projeto jornalístico multiplataforma, produzido pelos alunos e publicado ao fim do curso.

Foto de capa: Blog http://partiuintercambio.org/