Estado apoia seminário sobre comunicação e combate à desinformação com a presença do ministro Paulo Pimenta

e4747e23-6777-4600-a847-d149eac6681d

Profissionais da imprensa, gestores da área de comunicação e autoridades participam nesta quinta e sexta-feira (1 e 2) do seminário ‘Os Desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia’, no Centro Operações Integradas (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para discutir as ameaças à democracia, o combate à desinformação, a regulação das plataformas e a comunicação pública. Organizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, o evento foi aberto pelo governador Jerônimo Rodrigues que, na ocasião, também assinou acordo de cooperação entre que expande o sinal da TV Educativa do Estado (TVE) e da TV Educa Bahia, garantindo o acesso às emissoras públicas nos Territórios de Identidade baianos.

Jerônimo pontuou que o Brasil atravessa uma difícil era no que diz respeito à comunicação. “Existem muitos canais, muitos blogs, muitas TVs e mídias que tratam os temas com muita responsabilidade. Mas, existem outras que acabam atrapalhando a comunicação e criando um ambiente de desconfiança e de desinformação. O seminário é um espaço para que a gente possa estimular o debate, a regulamentação do uso das mídias que será tratado âmbito do Congresso Federal”, afirmou o governador.

Na primeira noite de evento, nesta quinta (1), a jornalista e editora do blog Socialista Morena, Cynara Menezes, e o jornalista e professor Lalo Leal Filho, que coordena o Barão de Itararé, dividiram mesa com o ministro-chefe da Secom da presidência da República, Paulo Pimenta, para falar sobre a Conjuntura e Luta de Ideias na Sociedade.

De acordo com Lalo, o objetivo é profundar o debate sobre essa necessidade de ter ideias diferenciadas daquelas impostas pela mídia tradicional, que acabam ocupando, praticamente, todos os espaços. “A democracia só funciona se você que tem uma pluralidade de ideias, diferentes visões de mundo circulando pela sociedade. E esse é o papel da mídia pública, e esse seminário tem o objetivo realçá-lo”.

 

Outras Notícias