Estudantes da Unifacs protestam neste sábado contra aumento de mensalidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estudantes da Universidade Salvador (Unifacs) realizarão neste sábado (11/6), às 11h, um protesto em frente ao Campus da Paralela. O motivo da manifestação é o aumento da mensalidade a partir do próximo semestre. De acordo com os alunos, em julho, os cursos de Farmácia, Biomedicina, Engenharia de Petróleo, Serviço Social e os de Graduação Profissional estarão custando 12,4% a mais no bolso dos estudantes. O site Olá Bahia foi procurado por estudantes de Medicina que passarão a pagar de R$ 6136,30 para R$ 6.872,65.

O Diretório Acadêmico do curso de Medicina (Damed), considera o aumento é abusivo e estão procurando meios legais para barrar a ação da universidade. Além disso, os alunos alegam que com o novo sistema de funcionamento do FIES, a maioria dos alunos do primeiro semestre estão sem nenhum tipo de financiamento e um aumento pode prejudicar a continuidade destes alunos nos respectivos cursos.

Ainda de acordo com os alunos, a Unifacs afirmou em reunião que o aumento é legal, e rejeitou apresentar as planilhas de custos do curso, requeridas pelos estudantes de Medicina. Através de nota, a Unifacs informou que está amparada pela legislação e que o aumento é previsto no contrato de prestação de serviços educacionais.

Na última segunda-feira (6), os estudantes realizaram o primeiro protestos na instituição.

Outras Notícias