Estudantes baianos selecionados para congresso internacional

Foto divulgação

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Foto divulgação
Foto divulgação

Estudantes do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – do campus Jacobina, foram selecionados para apresentar duas pesquisas durante o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem), que acontece no mês de dezembro, na Universidade Federal Fluminense – UFF – no Rio de Janeiro.

Um dos trabalhos aborda a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartados durante a mineração de ouro. O objetivo é fabricar materiais de construção mais baratos, aproveitando resíduos que trariam problemas para o meio ambiente. A outra pesquisa descreve o desenvolvimento do Niobato de Sódio e Potássio (KNN) no laboratório do campus Jacobina; esse elemento químico, que não é encontrado na natureza e por isso é produzido em laboratório, pode melhorar o desempenho de aparelhos eletrônicos que utilizam telas de “diodo emissor de luz” (Led), a exemplo de televisões e computadores, além de lâmpadas. “Após alguns testes que queremos realizar, o KNN poderá ser usado em escala industrial. Estamos procurando locais onde realizar esses testes”, planeja Raimison de Assis, um dos pesquisadores.

O Cobem, considerado o maior e mais tradicional evento de engenharia mecânica da América Latina, acontece a cada dois anos no Brasil. É a primeira vez que pesquisas de estudantes do campus Jacobina, que funciona há quase quatro anos, são inscritas e selecionadas para o Cobem. Algumas fases das duas pesquisas foram executadas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.