Euclides da Cunha atinge 350 cirurgias ortopédicas após construção de novo centro cirúrgico

a8e6f470-9ca8-4e73-abe7-56694176cd7d

O município de Euclides da Cunha atingiu no início de agosto a marca de 350 cirurgias ortopédicas realizadas desde que o serviço foi iniciado no Hospital Municipal ACM/Unidade Português, em outubro de 2021.

Os procedimentos cirúrgicos efetuados no local são de média complexidade, o que não existia na região até pouco tempo atrás. São cirurgias de fraturas fechadas e expostas, remoção de tecido necrótico, redução incruenta (reencaixe de duas partes do osso fraturado sem utilização de cirurgia) e tratamento cirúrgico de pseudoartrose (quando a fratura ainda existe mesmo após o período esperado para a consolidação).

Antes, os pacientes com esse tipo de demanda precisavam viajar para cidades como Salvador e Feira de Santana, o que representava um desconforto para além do procedimento médico. “Além do desconforto do trauma, tinha o da viagem, distância da família, e tudo isso acabou graças a este investimento que fizemos. Hoje, esse número representa avanço na saúde e pessoas que foram atendidas com mais conforto e com profissionais da máxima excelência”, explica o prefeito Luciano Pinheiro.

As cirurgias ortopédicas são realizadas no centro cirúrgico construído pela Prefeitura, um espaço amplo, moderno e com equipamentos de ponta, tudo viabilizado com recursos próprios. Além disso, com a construção o município conseguiu ampliar o número de cirurgias eletivas (agendadas e sem urgência) já realizadas para a população, agora com mais conforto e segurança para todos.

Outras Notícias