Exclusiva: Obstetra adverte que saúde mental deve ser levada a sério durante a gestação

SPPC_vegetais_salada_alimentacao_cozinha_gravidez_reproducao-800x533

Com a diversidade de mudanças que a mulher sofre com a gravidez, manter o estado emocional equilibrado é fundamental, além de uma alimentação balanceada e o acompanhamento de um profissional desde o momento que se descobre a gestação.

Segundo a obstetra Dra. Mariana Maciel, que faz parte da equipe multidisciplinar da Rede Hospitalar Rafáh em Feira de Santana, existem quatro fatores que precisam ser mantidos nesse período, que são: o equilíbrio emocional, a prática de atividade física de baixo impacto, o sono regular de no mínimo 7 horas por noite e a prática de uma rotina de autocuidado.

“A paciente deve reservar um tempo para ela, além de manter uma dieta balanceada. Outro fator importante que deve ser falado é em relação às pacientes que possuem transtorno de ansiedade ou depressão, para não abandonarem o tratamento durante a gestação. Nesse período existe muita instabilidade emocional, então esse acompanhamento deve ser mantido”, alerta.

A obstetra também relata que o ideal para mulheres que desejam engravidar é que procurem um ginecologista de sua confiança para avaliar sua história obstétrica anterior e comorbidades como pressão alta e diabete. “Caso necessário ele irá ajustar doses de medicação para que ela possa está compensada, além de solicitar exames prévios e prescrever uma vitamina que é muito importante para o período gestacional, chamado ácido fólico, que deve ser usado três meses antes de quem pretende engravidar.”, destaca.

“Em caso da gravidez sem planejar é importante que a gestante procure um obstetra e principalmente que ela não tome medicação sem orientação médica, muitas podem afetar o bebê. Outro fator importante é cessar vícios como tabagismo, álcool, excesso de cafeína e tentar manter uma alimentação o mais saudável que conseguir. Esses são os primeiros cuidados que se deve tomar ao saber que está grávida”, orienta a obstetra Mariana Maciel.

Exames

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante, por isso, os primeiros exames solicitados pelo obstetra são de suma importância para o desenvolvimento saudável da gestação.

A obstetra Mariana Maciel detalhou alguns exames solicitados no período de gestação:

Laboratoriais de sangue e urina – Serão realizados no primeiro, segundo e terceiro trimestre, ou seja, serão repetidos três vezes ao longo da gestação. Esses exames são basicamente o hemograma, que vai avaliar a anemia, infecções e funções plaquetárias da mãe;

Glicemia – Irá avaliar a questão do diabetes e controle do açúcar durante a gestação;

Exame de urina como sumário e urocultura – É muito comum infecções urinária na gravidez, por isso, a importância desses exames;

Sorologia – Para descartar HIV, Sífilis e doenças infecciosas como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose na gestação.

Além desses exames também é solicitada a ultrassom inicial, que é utilizada para detecção da gestação, após esse momento é solicitada e a ultrassom morfológica do primeiro e segundo trimestre de gestação.

Em relação a quantidade de ultrassom recomendada para gestante, Dra. Mariana afirma que não existe uma quantidade recomendada e que pode ser realizada quantas vezes forem necessárias durante a gravidez.

Gravidez x atividade física

Para finalizar o assunto a obstetra explica que as mulheres durante a gravidez ou no pós-parto podem praticar atividade física, desde caminhar, dançar, nadar, fazer hidroginástica ou alongamentos.

“A prática de exercício físico é excelente na gravidez, além de ajudar a controlar hipertensão e diabetes. O que recomendo é que se a paciente já pratica atividade física que continue sua musculação, mas diminuindo a carga e se a paciente não pratique atividade, eu sugiro que ela inicie uma atividade como caminhada, natação, ou pilates, pois é muito importante, inclusive para a preparação para o parto”, finaliza.

Outras Notícias