Faculdades oferecem auxílio gratuito para declarar o IR

Lote vai ser liberado a partir das 9h. Foto: impostoderenda.org.
Lote vai ser liberado a partir das 9h. Foto: impostoderenda.org.
Devem declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016 (Foto Ilustração)

Quem ainda não declarou o Imposto de Renda exercício 2016 pode contar com uma ajuda extra para ficar quite com a Receita Federal. Pelo menos, 11 instituições educacionais e até mesmo o próprio Fisco estão oferecendo orientações gratuitas para aqueles que têm dificuldades de preencher a declaração. É possível buscar ajuda, em troca de latas de leite em pó ou alimentos não perecíveis, a depender da faculdade.

A partir de amanhã (10), por exemplo, os contribuintes contam com ações promovidas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e no Campus da Unime na Paralela. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fundação Visconde de Cairu também começaram a ofertar este tipo de serviço. Outras instituições como a Unifacs, que começa o mutirão a partir de quarta-feira (12) vai contar com treinamentos para que o contribuinte possa preencher sozinho a sua declaração sem medo de errar. “O que a gente observa nestes plantões é que a maior queixa é quanto ao medo de cair na malha fina. Por isso decidimos não só ofertar o serviço de preenchimento mas promover um treinamento para que este contribuinte possa fazer o mesmo por amigos, familiares e conhecidos”, explica a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifacs, Laura Domingos.

A Faculdade Ruy Barbosa é mais uma a montar um esquema de atendimento para atender aos contribuintes, a partir do dia 17. De acordo com o C0rreio, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Adriana Rangel, lembra a importância de estar munido de todos os documentos. “É preciso levar a documentação completa, principalmente a declaração do ano anterior e os comprovantes de rendimentos para que a gente possa preencher a declaração sem deixar espaço para retificações”.

Por isso, é necessário que os contribuintes estejam munidos ainda de comprovantes de despesas médicas e educacionais junto com o CPF ou o CNPJ do prestador de serviços, documentos pessoais e dos dependentes, dados bancários, informe de rendimentos de aluguéis e outras rendas recebidas, doações, outros bens e investimentos.

Devem declarar, neste ano, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. Segundo dados da Receita Federal, na Bahia, até o momento, foram recebidas 379.351 mil declarações. A expectativa é de que sejam entregues até o final do prazo cerca de 1.150 milhões declarações em todo o estado. Em todo país, mais de 8,8 milhões de declarações foram recebidas pelo sistema, volume 10% maior do que no mesmo período do ano passado. A Receita também está com um esquema de plantão até o dia 28 de abril para sanar as dúvidas dos contribuintes. O atendimento pode ainda ser feito pelo telefone (71)3416-1350.

 

Outras Notícias