Feira: 44,2 % querem José Ronaldo no Senado Federal

Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM).
Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM).
                            Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.

Se a eleição para o Senado Federal fosse hoje, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), teria 44,2% dos votos dos entrevistados pela pesquisa Dattasensus, realizada entre os dias 10 e 14 deste mês. O levantamento foi contratado pelo site Bahia na Política e jornal Folha do Estado, e realizado no município feirense.

Em segundo lugar vem o ex-governador Jaques Wagner (PT), com 12,5%; depois João Leão, com 2,5%; seguido de Jutahy Junior, com 0,3%. Já aqueles que não votam em nenhum dos possíveis candidatos chega a 18,9%, e não sabe e indecisos somam 12,2%. Exatos 9,4% dos entrevistados responderam outras situações não apresentadas. O que surpreendeu é que 1,4% disse que vai vender o voto e 1,1% falou que vai votar em quem der algo em troca.

Uma avaliação subjetiva, mas que é comprovada pelo histórico das eleições, sendo duplo o voto para Senado, a votação de um candidato pode ter alavancagem de, no mínimo, 60% podendo chegar a 90% no segundo voto. Isso é significativo no caso de Feira de Santana, onde José Ronaldo poderá agregar com esse segundo voto entre 66 e 80% dos votos válidos no município.

Na indicação espontânea, na qual a pergunta foi: “Em qual corrente política o prefeito José Ronaldo deveria fazer aliança para o Senado?”, o resultado foi 51,9% para ele se aliar ao governador Rui Costa. Na pergunta, “Qual cargo José Ronaldo deveria ser candidato em 2018?”, 40,3% indicaram o Senado e 18,3% ao cargo de Governador. A pesquisa ouviu 360 pessoas, e, segundo o Dattasensus, tem nível de confiança em 95% e erro amostral máximo em +/- 5,162%.

Com informações do site Bahia na Política.

Outras Notícias