Feira de Santana está pronta para as eleições municipais deste domingo, afirma chefe de cartório

25b9ecc1-6c4a-4303-8109-f3d86e85dd5d

Neste domingo (06), eleitores de todo o Brasil vão às urnas para eleger seus representantes municipais. Em Feira de Santana, o chefe de cartório da Zona Eleitoral 156, Danilo Pereira, explicou os preparativos para garantir que tudo ocorra de forma segura e organizada.

“Em Feira de Santana, temos 142 escolas que são locais de votação. Todas estão preparadas, os diretores foram comunicados, e as revisões, incluindo a parte elétrica, foram feitas. As escolas estão à disposição da Justiça Eleitoral para realizarmos a eleição no domingo”, afirmou Danilo.

A distribuição das urnas começa no sábado, logo cedo. “Às 6h da manhã já teremos movimentação no depósito de urnas. A Polícia Militar, Guarda Municipal e outras forças de segurança nos dão apoio para que, a partir das 7h30, as urnas sejam levadas para os locais de votação, sempre com escolta policial. No domingo, as urnas estarão testadas e prontas para uso”, completou.

Danilo também destacou a preparação das escolas: “Os colégios já ficam à disposição da Justiça Eleitoral no sábado. Fizemos vistorias ao longo do ano, verificando toda a infraestrutura, como limpeza, segurança e organização das salas. Contratamos eletricistas para garantir que todas as instalações elétricas estejam em ordem para a conexão das urnas eletrônicas.”

Treinamento dos mesários e suporte técnico

Sobre os mesários, Danilo informou que o treinamento foi feito de forma híbrida, com algumas zonas optando por encontros presenciais e outras pelo formato online. “Todos foram convocados e orientados a chegar nas escolas no domingo entre 6h40 e 7h para receber o material e organizar as sessões eleitorais.”

Em caso de problemas técnicos com as urnas, haverá uma equipe de suporte disponível para atender rapidamente. “Temos uma equipe de mais de 30 pessoas capacitadas e com urnas reservas, prontas para resolver qualquer falha em cerca de 15 minutos”, disse Danilo.

Orientações do TRE para os eleitores

Danilo lembrou que os eleitores precisam levar um documento oficial com foto para votar. “Pode ser a carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho, ou documentos digitais, como a CNH digital e a identidade digital. Quem já fez biometria pode usar o aplicativo e-Título, desde que a foto apareça no documento. Crachás de empresas ou certidões sem foto não são aceitos”, esclareceu.

Por fim, ele reforçou a importância de uma conduta respeitosa no dia da eleição. “Vote consciente, respeite a escolha dos outros. Cada pessoa tem sua opinião, e é essencial que o processo ocorra em paz.”

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

Outras Notícias