Feira receberá 5 mil doses de vacina nesta quinta-feira

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Após impasse na atualização de dados da vacinação em Feira de Santana, o secretário de Saúde do estado, Fabio Vilas-Boas anunciou que o município receberá cinco mil doses de vacina às 10h desta quinta-feira (11).

O anúncio foi feito numa entrevista, em rede de rádios, promovida pelo grupo Lomes. O secretario afirmou que vários municípios, por motivos diversos, não conseguiram atingir a meta de 85% de vacinação dos primeiros lotes enviados. O secretário informou também que estes municípios entraram em contato com a secretaria estadual para justificar a meta não alcançada. Feira de Santana, que fazia parte dessa lista por não conseguir atualizar os números da vacinação junto à secretaria por deficiência no sistema de informática, no entanto, conseguiu fazê-lo tardiamente. Assim, o secretário informou que na manhã desta quinta (11), Feira receberá cinco mil novas doses do imunizante.

Em entrevista ao programa Jornal Transbrasil com Carlos Geilson, também na manhã desta quinta-feira, o secretário de Saúde do município, o cardiologista Edval Gomes explicou os problemas técnicos que comprometeram a atualização dos dados. “Temos feito a atualização de três sistemas que transmitem as informações do município tanto para o estado como para o governo federal. Temos dificuldade na alimentação do sistema porque a nossa rede tem, aproximadamente, 30% de informatização. Houve problema na inclusão de algum quantitativo de doses e isso gerou uma discrepância entre o que o município de fato tem e os dados que foram enviados para a Secretaria de Saúde”.

Edval Gomes disse ainda que é necessário informatizar todo o sistema de saúde de Feira de Santana. “O que a gente gostaria de ter em Feira é que cada ampola tivesse o seu código de barras, que cada saída fosse imediatamente registrada, que cada unidade de saúde tivesse computador e internet. Mas já estamos correndo atrás disso. Foi feito um levantamento completo de tudo que é necessário para que essa informatização ocorra o mais rápido possível”, garantiu.

Outras Notícias