Fogos trazem beleza e perigo aos festejos juninos

Comercialização ilegal é um problema. Foto: infonet.com.br.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Comercialização ilegal é um problema. Foto: infonet.com.br.
Comercialização ilegal é um problema. Foto: infonet.com.br.

Os fogos de artifício embelezam o período junino, mas além da beleza, eles representam ainda um perigo a depender da sua utilização. Os cuidados, principalmente com as crianças, devem ser redobrados, pois um simples traque pode causar um problema ao menor se manuseado de forma inadequada. O comércio ilegal do artefato em residências também representa um problema.

O local onde os fogos são vendidos deve passar por análise técnica de autorização, realizada pelo Corpo de Bombeiros, que também avalia se os artefatos estão dentro de uma classificação correta para serem comercializados, pois alguns são proibidos. A depender das irregularidades encontradas, o órgão realiza ação conjunta com as polícias Civil e Federal, além do Exército Brasileiro.

Os balões, que ao subirem dão brilho às noites juninas, podem provocar estragos quando caem. A refinaria em Madre de Deus e o Polo Petroquímico de Camaçari, por exemplo, são lugares críticos e sensíveis do ponto de vista técnico. Portanto, é necessário que a população redobre os cuidados ao utilizar os fogos e evite ao máximo soltar balões.

Com informações do jornal Tribuna da Bahia.