A funcionária da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Gilvana Cintra Matos, foi presa nesta terça-feira (29), pelo desvio de R$ 5 milhões da folha de pagamentos do órgão. No dia 7 de maio deste ano a Prefeitura Municipal de Salvador descobriu a ocorrência de desvio em uma das folhas de pagamento residual da Secretaria Municipal de Saúde e, imediatamente, comunicou a denúncia às autoridades competentes. De acordo com o secretário, a partir daí o município iniciou uma investigação sigilosa e conjunta com o Ministério Público para identificar o funcionário que estava desviando recursos através de uma senha que era utilizada desde fevereiro de 2010.
A investigação envolveu o monitoramento de todos os computadores da Coordenação de Recursos Humanos. Na semana passada, a SMS flagrou mais uma tentativa de fraude na folha de pagamento. O trabalho de monitoramento permitiu a identificação do funcionário, da senha e do computador utilizados para ludibriar o sistema de pagamento da SMS. As investigações apontam que as transferências eram feitas para pessoas ligadas à funcionária, que chegava a pagar salários para 11 CPFs diferentes.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Lívia Vaz, a funcionária entrou na secretaria em 2008 por meio de processo seletivo.