Como objetivo divulgar e democratizar o acesso a obras de artistas residentes no Centro Histórico, a Prefeitura de Salvador irá inaugurar a “Galeria a Céu Aberto”. A mostra será aberta nesta quinta-feira (17), às 16h, Terreiro de Jesus.
Serão expostas imagens do artista plástico Iraquitan Sá, que foram fotografadas por Saulo Kainuma. As fotografias ficarão à mostra até o final de novembro. Na exposição, Iraquitan Sá homenageia os 30 anos de tombamento do Centro Histórico como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com obras que retratam diversas fases do local.
Outras atrações – Além da Galeria a Céu Aberto, as ruas do Centro Histórico recebem outras atividades nesta quinta (17). O grupo de poesia Sussurradeiras irá se apresentar, entre as 19 e 21h, em ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, por meio da ação “Poesia no Pelô”. Formado por pós-graduandos em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo e por artistas que têm afinidade com o lúdico, o grupo Sussurradeiras busca proporcionar ao público experiências individuais através de performances em que sussurram poesias no ouvido de cada pessoa através de tubos. A ideia é falar de perto ao coração das pessoas e sensibilizá-las através da recitação com suavidade e magia.
Já quem for à Casa do Benin vai poder conferir a abertura da exposição “Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador”, dos artistas Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, até o dia 17 de outubro. A Casa do Benin fica na Rua Padre Agostinho Gomes, nº17, Pelourinho.