Gerente da Embasa fala sobre ações da empresa em Feira e Região

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Euvaldo Santos Neto, gerente regional da Embasa, foi o entrevistado do quadro “Conversa Franca”, do programa Jornal Transbrasil com Carlos Geilson, na manhã desta terça-feira (16). Entre outros assuntos, Euvaldo falou sobre o empréstimo de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, para realização de obras de esgotamento e sobre o plano da empresa para cumprir o Novo Marco de Saneamento, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro ano passado.

“O Novo Marco de Saneamento dá 13 anos para que as empresas cheguem à cobertura de água de 99% e de esgoto, 90% na sede. Então, esse empréstimo, junto ao Banco do Brasil, é o começo do que a Embasa vai precisar para que possa cumprir o Novo Marco. Esse dinheiro vai servir para que a gente possa dar continuidade aos contratos firmados com os munícipios para o saneamento básico em toda a nossa região”, disse.

De acordo com Euvaldo, neste empréstimo estão contempladas cidades como Serrinha, Capim Grosso, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité. “Em Feira de Santana, a gente ainda está investido com recursos próprios. Dobramos a capacidade de ligação de água em Feira, crescemos 89% e na questão do esgoto, crescemos 200%, apesar de ser insuficiente para Feira, mas temos projetos para produção hídrica com segurança e a cobertura de esgotamento sanitário que cubra o Novo Marco de Saneamento”, salientou.

Questionado sobre os recorrentes problemas de vazamento de adutoras, Euvaldo afirmou que a empresa tem hoje uma estabilidade no sistema de adutoras muito maior do que nos anos passados. “Isso é fruto de investimento na recuperação da adutora existente enquanto as obras estruturantes de abastecimento de água seguem em andamento. Começamos há quatro, cinco anos com o Centro Norte de Reservação, que cobre a área norte da cidade (Pampalona, Campo Limpo e os povoados da zona norte como Maria Quitéria, Matinha). Entregamos o Centro Reservatório Leste, que possibilita a continuidade do abastecimento de água na região da Artêmia Pires. Estamos finalizando o Revervatório do Tomba, estamos ampliando a rede de malha de distribuição na sede e começamos também a grande obra, que é a duplicação da adutora que vai interligar a barragem de Pedra do cavalo à Feira de Santana. É uma obra de quase R$ 110 milhões e a gente espera finalizar essa adutora nos próximos dois anos, que dará uma segurança na condução da água de Conceição da Feira para Feira de Santana”.

O gerente também foi questionado sobre quais as ações da empresa para com as pessoas que têm dificuldade de pagar os recibos por conta das dificuldades geradas pela pandemia. “O governador assegurou o pagamento da fatura das pessoas de baixa renda que tinham Bolsa Família até meados de dezembro e logo depois disso, a Embasa entrou com uma campanha de negociação que facilita às pessoas, que estão fora do programa do governo, negociarem junto à Embasa.

Outras Notícias