O governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria periódica para licenciamento de veículos, segundo comunicado emitido na madrugada desta segunda-feira (5), quando a revogação já começa a valer. A obrigatoriedade era determinada pela Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
O governador também anunciou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai elaborar parecer sobre a proposta, com objetivo de fundamentar a decisão final da administração estadual sobre o tema. Conforme a nota do governo, Rui Costa justificou a medida com os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão”, afirma o governador, no comunicado à imprensa, antes de viagem oficial a Europa, no domingo (4).
Conforme nota do diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, o órgão de trânsito vai consultar formalmente o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para que o órgão federal emita parecer sobre a portaria. “Mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”, declara.
A Portaria 2045/2012, publicada em dezembro de 2012, tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.
Com informações do G1.