Gravidez e Diabetes: entenda os riscos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A gravidez é um momento único na vida de qualquer mulher. Planejada ou não, a gestação é uma condição especial que inspira cuidados, principalmente na prevenção de doenças que podem ocorrer concomitantemente com a gravidez. E prevenção é a palavra chave quando o assunto é diabetes. Considerada uma epidemia mundial, a doença assusta porque pode causar danos graves à saúde e, em grande parte dos casos, não desperta sintomas.

Justamente por isso, tanto em pacientes que já convivem com a doença e engravidaram, quanto em mulheres que desenvolveram diabetes gestacional, o controle junto a um profissional é imprescindível, já que o cuidado faz toda diferença para uma gravidez tranquila e saudável.

Segundo dados do Ministério da Saúde, são registrados no Brasil cerca de 150 mil casos de diabetes gestacional todos os anos, sendo que as mulheres que adquirem a doença correm mais riscos de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente. A detecção da doença pode ser feita nos exames do primeiro trimestre e, caso seja detectada alguma alteração, a recomendação é procurar ajuda especializada de imediato.

A endocrinologista Ana Cláudia Ramalho, professora da Universidade Federal da Bahia e Presidente da regional Bahia da Associação Brasileira de Diabetes, explica que, caso a paciente descubra que está com diabetes gestacional é necessário um controle rigoroso. “Um acompanhamento precário pode ocasionar riscos tanto para a mãe quanto para o feto, como oscilações de glicemia e trombose na placenta”, aponta.

Já em casos de pacientes que convivem com o diabetes e estão gestantes, o alerta é ainda maior. “Nessas pacientes, é preciso fazer o controle da glicemia pelo menos sete vezes ao dia durante toda gravidez. Além disso, são necessários ajustes na alimentação, na rotina de exercícios e nas doses de insulina”, pontua a médica.

Atualmente no Brasil o número de diabéticos já atinge os 9 milhões, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2015. O expressivo número corresponde a 6,2% da população adulta do país. Desse total, são 5,4 milhões de mulheres e 3,6 milhões de homens.

“Um fato tocante é que as pacientes diabéticas melhoram muito o controle da doença quando descobrem que estão grávidas. Seguem à risca as orientações e cuidados. Com certeza a descoberta de uma nova vida serve de inspiração”, conclui Ramalho.

Outras Notícias