Grupo folclórico de Portugal se apresenta com As Ganhadeiras de Itapuã

Ganhadeiras de Itapuã irão se apresentar no evento.
Ganhadeiras de Itapuã irão se apresentar no evento.
As Ganhadeiras de Itapuã levaram duas estatuetas por Melhor Álbum e Melhor Grupo Regional na 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Foto: Ricardo Prado
As Ganhadeiras de Itapuã (Foto: Ricardo Prado)

A Casa da Música realiza encontro para celebrar a memória cultural de Salvador e Portugal. Na próxima sexta-feira (21), às 18h, o grupo folclórico Casa do Povo de Guadalupe se une a As Ganhadeiras de Itapuã em um momento de interação com música e muita dança. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

O grupo Casa do Povo de Guadalupe preserva o patrimônio artístico da Ilha Graciosa Açores, em Portugal. Esta é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil. “Neste ano o grupo está realizando um grande sonho de muitos de muito tempo: visitar o Brasil e levar para Salvador as nossas modas regionais com toda a sua coreografia, bem como os nossos trajes de antigamente representando as mais variadas profissões desta ilha, algumas já em franca decadência”, conta a responsável pelo grupo, Teresa Bettencourt.

As Ganhadeiras de Itapuã têm a missão de manter os costumes e tradições do bairro. Em 2015, As Ganhadeiras de Itapuã levaram dois dos três prêmios que disputou no 26º Prêmio da Música Brasileira, “Melhor Grupo Regional” e “Melhor Álbum Regional”. O premiado grupo é composto por músicos, crianças e senhoras e ganhou este nome por homenagear as mulheres rendeiras do final do século XIX e início do XX, entoando cantigas e sambas de rodas.

Outras Notícias