População corresponde ao apelos para doar sangue

hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) emitiu uma nota à imprensa agradecendo e parabenizando a todos que, por amor ao próximo, se deslocam das mais diferentes localidades do estado para ajudar, sendo doador voluntário de sangue.

Como, com as temperaturas mais baixas, durante o inverno as doações tendem a diminuir bastante, o Hemoba aproveita para pedir que as doações continuem sejam feitas. O tipo Rh negativo, por exemplo, já está com o estoque crítico, e a Fundação Hemoba considera a situação atual do banco de sangue preocupante, para isso, pede ajuda de toda a sociedade para continuar doando sangue.

Os interessados em ajudar devem ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, estar descansado – ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas -, bem alimentado e apresentar documento oficial com foto. A Hemoba atende em mais de vinte municípios baianos e em Salvador recebe os candidatos no hemocentro coordenador (ladeira do HGE) de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30 e aos sábados, das 7h30 às 12h30. No Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h e no Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce), de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 e das 13 às 16h.

Hemóvel – Os doadores também podem acompanhar o roteiro das unidades móveis. Esta semana, de 18 a 21 de agosto, as doações poderão ser feitas no Shopping da Bahia e na Maternidade José Maria Magalhães Neto (Pau Miúdo), das 8 às 17h.

A equipe da Hemoba lembra que o sangue não pode ser fabricado, muito menos comprado, ele depende da solidariedade de cada pessoa. Por isso, vale ressaltar a importância de tornar este ato de solidariedade uma prática constante na vida de cada um de nós.

Outras Notícias