Hemoba reforça campanha de doação de sangue para festas juninas

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Quem faz doação de sangue regularmente ou quem pretende fazer, pela primeira vez, tem mais um motivo – os festejos juninos – para comparecer ao posto móvel ou à sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), no Rio Vermelho. Para receber os doadores, o Hemóvel permanece, nesta sexta-feira (5), na entrada principal do Salvador Shopping.

O reforço do estoque na época das festas de junho é necessário porque cresce muito o número de acidentes, principalmente automobilísticos, gerando maior procura por bolsas no banco de sangue de Salvador e no interior do estado.hemoba

A unidade continua no Salvador Shopping, até por volta das 17h, quando o ônibus segue para manutenção – o posto móvel retorna ao mesmo local nas próximas terça e quarta-feira (9 e 10).

Medula óssea – Além de doar sangue, no Hemóvel é possível realizar o cadastro de medula óssea, procedimento simples, no qual é retirada uma amostra de 5ml de sangue. O doador é cadastrado num sistema que permite o cruzamento de dados com pacientes que precisam do transplante.

Segundo a assistente social da Hemoba, Ana Cátia Rocha, a iniciativa do Hemóvel atrai mais pessoas, uma vez que o diferencial é levar o hemocentro até o doador. Gente que passa para pedir informações conhece o procedimento, que é rápido e simples, e acaba doando sangue e medula.

Para realizar doação a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos, estar bem alimentada e com boa saúde. É necessário também apresentar documento oficial com foto para o cadastro com informações pessoais do doador, que depois passa por triagem com um médico para verificar e atestar a possibilidade de doação.