Hemóveis atendem no Shopping da Bahia e em Lauro de Freitas

Foto: Manu Dias/GOVBA
Foto: Manu Dias/GOVBA

Nesta semana, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanha de coleta externa para atender os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea através dos Hemóveis (unidades móveis de coleta). O atendimento acontece de terça (27) a sexta-feira (30), sempre das 8h às 17h, na Praça da Matriz, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e na entrada principal do Shopping da Bahia, na capital.

A ação tem o objetivo de aproximar os candidatos à doação que residem na região metropolitana, através do Hemóvel, além de aumentar o número de bolsas de sangue coletadas e sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Os interessados também poderão aproveitar a presença do ônibus para fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Nos dias de atendimento, o Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Como doar

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Também é preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Outras Notícias