Herzem Gusmão e Zé Raimundo farão 2º turno em Vitória da Conquista

Herzem Gusmão (à esquerda) e Zé Raimundo Foto: Arte/G1.
Herzem Gusmão (à esquerda) e Zé Raimundo Foto: Arte/G1.
Herzem Gusmão (à esquerda) e Zé Raimundo Foto: Arte/G1.
Herzem Gusmão (à esquerda) e Zé Raimundo Foto: Arte/G1.

Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT) irão disputar o segundo turno das eleições em Vitória da Conquista. O município é o terceiro maior colegial da Bahia. Com 100% das urnas apuradas, neste domingo (2), Herzem Gusmão teve 78.455 votos (47,82%), enquanto Zé Raimundo obteve 51.989 votos (31,69%). Eles disputaram com Arlindo Rebouças (PSDB), Fabricio (PC do B), Joás Meira (PSB), Enoque Matos (PSOL) e Roberto Dias (PDT).

Biografias

Natural de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão nasceu em 2 de junho de 1948. Ele iniciou a carreira trabalhando numa rádio, aos 20 anos. É formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.

Já José Raimundo Fontes é graduado em Administração Educacional e em História, mestre em Ciências Sociais e doutor em História Econômica. Atuou como professor, pesquisador e dirigente acadêmico na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em 2002, assumiu o cargo de prefeito, sendo reeleito em 2004. Em 2010 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014.

Eleição na Bahia

A Bahia, que tem mais de 15 milhões de habitantes, é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, com 10.570.085 eleitores. Fica atrás apenas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nos 417 municípios baianos, 1.204 políticos concorrem ao cargo de prefeito, como também de vice-prefeito. Além disso, 35.184 disputaram o cargo de vereador. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e levam em conta as candidaturas consideradas aptas pela Justiça.

Do G1.

Outras Notícias