Diante do quadro de superlotação na UTINeonatal, o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna – Região Sul Baiana – anunciou através de um comunicado que os serviços na Maternidade de Alto Risco será suspensa temporariamente. No momento a unidade encontra-se com 51 recém-nascidos internados, quando a capacidade é para apenas 30. Na nota a diretora técnica da unidade, Fabiane Irla Chavèz, avisa que os novos atendimentos retornarão quando for reduzido o fluxo de pacientes na UTINeonatal.
Leia nota na íntegra:
A Direção Técnica do Hospital Manoel Novaes informa que, temporariamente, estão suspensos todos e quaisquer novos atendimentos na Maternidade de Alto Risco desta Unidade Hospitalar. Tal decisão foi tomada na manhã deste dia 20.08, tendo em vista o quadro de superlotação da UTINeonatal, serviço que se encontra com total de 51 recém-nascidos internados.
Registre-se que o atual cenário de incapacidade de absorver novos atendimentos na Maternidade tem se tornado recorrente, ocasionando um colapso na estrutura de assistência, o que pode ocasionar consequências graves para a saúde e segurança dos RNs já internados. Esclarece-se que a retomada do atendimento na Maternidade do Hospital Manoel Novaes somente irá acontecer com a redução do fluxo de pacientes na UTINeonatal para sua capacidade instalada que é de 30 leitos, o que, oportunamente, será amplamente informada.
Nesta linha, solicitamos à Central de Regulação, Secretarias de Saúde de municípios e outros serviços de saúde que não encaminhem pacientes para a Maternidade do Hospital Manoel Novaes até que a situação esteja regularizada.