Hospital Dom Pedro de Alcântara passará a realizar transplantes cardíacas

CB5DA652-75F7-4894-835A-274EB0094F02

Na manhã desta segunda-feira (28) foi assinado um termo de compromisso entre o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA)/Santa Casa de Misericórdia/Incardio, com o Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês para implantação do transplante cardíaco no HDPA. Uma capacitação será realizada até o próximo dia 31 por representantes do Hospital Sírio-Libanês para os profissionais da área cardiovascular da Santa Casa.


A capacitação faz parte do Projeto do Ministério da Saúde, executado pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sus-PROADI/SUS. De acordo com o representante do Sírio, o enfermeiro Tadeu Thomé, esses quatro primeiros encontros serão para uma explanação teórica, porém “dentro dos próximos 12 meses profissionais da Santa Casa serão encaminhados ao Sírio para ver como funciona os procedimentos na prática”.

A responsável técnica da equipe transplantadora da Santa Casa, a cirurgiã cardiovascular Ivona De Lamônica informa que a expectativa é que em Setembro de 2020 a primeira pessoa a ser transplantada seja colocada na fila a espera do novo orgão. Com essa implantação o Hospital Dom Pedro passa a ser o principal Hospital na Bahia a realizar transplantes cardíacos.

Outras Notícias