Hospital Estadual da Criança vacina funcionários contra a gripe

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Foto: assessoria/HEC.
Foto: assessoria/HEC.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, está vacinando profissionais de saúde da unidade e demais colaboradores contra o vírus Influenza, causador da gripe, até a sexta-feira (8). A iniciativa integra a campanha do Ministério da Saúde (MS), iniciada na segunda-feira (4) em todo o país.

Aqueles que integram o grupo principal devem ser imunizados até o dia 22 deste mês. Compõem o grupo prioritário da campanha nacional as crianças entre seis meses e cinco anos; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas; funcionários do sistema prisional e detentos; pessoas com doenças crônicas; e profissionais de saúde pública.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). Segundo o Ministério da Saúde, 54 milhões de doses estão disponíveis para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. Vale ressaltar que a pessoa que será vacinada tem que estar portando cartão de vacina e um documento de identificação.

Transmissão – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre ainda por meio das mãos e de objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Precauções – Lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e/ou espirrar, evitar tocar o rosto, e não compartilhar objetos de uso pessoal são medidas preventivas que podem ser adotadas pela população em geral no dia a dia, a fim de evitar a doença.

Com informações da assessoria do HEC.