iFood confirma que ataque foi realizado através de conta de funcionário

Foto: Reprodução
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Uma falha no aplicativo de entregas iFood causou espanto em usuários na noite desta terça-feira (2). Capturas de tela do app divulgadas em redes sociais mostravam que nomes de estabelecimentos cadastrados na plataforma apareciam com nomes trocados por “Bolsonaro 2022” e “Petista Comunista”, por exemplo, sendo o ex-presidente Lula (PT) um dos principais alvos do ataque, nas redes sociais usuários tem por seus dados do cartão.

O problema foi confirmado pela empresa dona do aplicativo. Os restaurantes do iFood também apareciam com seus nomes trocados por outras frases ofensivas, como “Marielle Franco Peneira” (em referência à vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, morta a tiros em 2018). Haviam também lemas usado por grupos contra vacinas (“Vacina Mata”).
Os usuários do serviço de delivery atribuíam a falha a um ataque hacker. As reclamações de usuários no Twitter indicam que a mudança nos nomes ocorreu em diferentes partes do país, como Florianópolis, Salvador, Natal, Criciúma e no ABC Paulista. Após os ataques, os usuários do serviço também relataram que temem pelos dados dos cartões de crédito cadastrados na plataforma.
Em nota, o iFood confirmou ter identificado na noite desta terça-feira que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados.
“Aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados, e a empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.”
Em investigações preliminares, a plataforma também informou que não há, até o momento, qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados, tampouco de dados de cartão de crédito.

O aplicativo iFood confirmou que o suposto ataque sofrido pela plataforma nesta terça-feira (2), alterando nomes de restaurantes com frases política, foi causado por meio da conta de um funcionário. A plataforma usou o Twitter para se manifestar.

Segundo o iFood, o funcionário de uma empresa prestadora de serviço tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes e o fez de forma indevida.

Ainda de acordo com o aplicativo de delivery, os meios de pagamentos dos clientes estão seguros e não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos usuários.

Fonte: Bahia notícias

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