Composta por dez leitos, a primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia foi inaugurada no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (16). “Nossa meta é zerar a fila de espera de UTI infantil e de cirurgias. Teremos UTI também no hospital de Feira de Santana, onde o Martagão Gesteira está assumindo a administração do Hospital da Criança. A unidade do Roberto Santos também será inaugurada nos próximos dias”, afirma o governador.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no estado são registrados 200 mil nascidos vivos por ano, dos quais 10% precisam de cirurgia. A UTI inaugurada hoje beneficiará mensalmente cerca de 60 recém-nascidos com necessidades cirúrgicas, especialmente nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca. As obras para a implantação da unidade duraram cerca de sete meses e o investimento, incluindo mobiliário e equipamentos, foi de cerca de R$ 2,56 milhões. O local é fruto da parceria entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira; o Ministério da Saúde; e a Sesab.
Referência
O Martagão Gesteira é referência em pediatria e realiza, mensalmente, cerca de cinco mil atendimentos ambulatoriais e 700 internações. Para garantir o funcionamento desses dez leitos, a Sesab vai custear integralmente a sua manutenção, com R$ 6,6 milhões por ano. Cerca de 62 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, devem trabalhar diretamente na unidade.
Fotos: Manu Dias/GOVBA.