Inaugurada primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia

Unidade fica no Hospital Martagão Gesteira. Foto: Manu Dias/GOBVA.
Unidade fica no Hospital Martagão Gesteira. Foto: Manu Dias/GOBVA.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Inauguração realizada pelo governador Rui Costa.
Inauguração realizada pelo governador Rui Costa.

Composta por dez leitos, a primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia foi inaugurada no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (16). “Nossa meta é zerar a fila de espera de UTI infantil e de cirurgias. Teremos UTI também no hospital de Feira de Santana, onde o Martagão Gesteira está assumindo a administração do Hospital da Criança. A unidade do Roberto Santos também será inaugurada nos próximos dias”, afirma o governador.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no estado são registrados 200 mil nascidos vivos por ano, dos quais 10% precisam de cirurgia. A UTI inaugurada hoje beneficiará mensalmente cerca de 60 recém-nascidos com necessidades cirúrgicas, especialmente nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca. As obras para a implantação da unidade duraram cerca de sete meses e o investimento, incluindo mobiliário e equipamentos, foi de cerca de R$ 2,56 milhões. O local é fruto da parceria entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira; o Ministério da Saúde; e a Sesab.

Referência

O Martagão Gesteira é referência em pediatria e realiza, mensalmente, cerca de cinco mil atendimentos ambulatoriais e 700 internações. Para garantir o funcionamento desses dez leitos, a Sesab vai custear integralmente a sua manutenção, com R$ 6,6 milhões por ano. Cerca de 62 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, devem trabalhar diretamente na unidade.

Fotos:  Manu Dias/GOVBA.