A Unidade Regional Rio Corrente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou, na última semana, apreensões e interdições durante fiscalização na área do Projeto de Assentamento (PA) da Fazenda Vale Verde, localizado no município de Sítio do Mato, região do Médio São Francisco.
Sem a devida autorização ambiental, atividades de serraria e fornos para produção de carvão vegetal estavam em operação, exercendo forte pressão em área remanescente de Floresta Estacional Semidecidual e em Área de Transição do município, conforme o mapa de aplicação da Lei n° 11.428/06 e mapa de vegetação DDF.
Das três serrarias existentes no PA, duas não possuíam licença ambiental, e a única licenciada nunca trabalhou com material florestal de origem legal. Madeira para fins de serraria, motosserras e produtos florestais oriundos de espécies vegetais protegidas foram apreendidos. Além disso, o Inema lavrou notificações em campo para regularização de poços tubulares perfurados e em operação sem autorização ambiental.