Inscrições para Concurso Miss Afro 2023 vai até dia 31 de janeiro

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

As inscrições para o Concurso Miss Afro 2023 começaram no último dia 2 de janeiro e vai até o dia 31.  As interessadas devem se inscrever através do formulário disponível neste link, até ás 23:59 do dia 31. Em entrevista ao programa Jornal Transbrasil com Carlos Geilson, na manhã desta terça-feira (03), o organizador do evento, Valmilton Conceição destacou a importância das etapas eliminatórias do evento, afim de  enriquecer culturalmente as candidatas em relação a cultura africana, salientando que o concurso Miss Afro vai muito além de uma questão somente de beleza.

Segundo a organização do concurso, as candidatas devem ter entre 15 e 50 anos, conhecer um pouco da cultura afrobrasileira e ter disponibilidade para participar das atividades da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana durante o ano. A segunda etapa do concurso consiste na realização de fóruns, enquetes, debates, rodas de conversa, oficinas de afroempreendedorismo, seminários, um minicurso sobre cultura de matriz africana, duas avaliações remotas e uma presencial que irá credenciar para a etapa seguinte. Nesta fase, todos os encontros deverão ser presenciais com a realização de dois minicursos, palestras, oficinas de formação profissional e uma seletiva que indicará as 15 finalistas.

Outro critério para a seleção da Miss Afro é o nível de consciência cidadã em relação ao papel da mulher negra na sociedade e a disponibilidade para representar a Moviafro nas mais diversas ações que a instituição realiza e ou é convidada a participar, já que essa é uma das atribuições da miss.

O Concurso Miss Afro Feira de Santana é uma das principais ações afirmativas da Associação Cultural Moviafro, cumprindo desde a sua primeira edição o papel de resgate da autoestima da mulher negra feirense, baiana e brasileira, empoderando-as através da conscientização e desconstruindo padrões eurocêntricos de beleza.

A edição de 2023, irá homenagear uma das principais referências femininas do Movimento Negro de Feira de Santana, Ivannide Santa Barbara, que terá a história pesquisada pelas participantes que deverão se aprofundar na trajetória política, de militância dentro do movimento, nas suas lutas e conquistas.

A vencedora da 6ª edição ganhará premiação em dinheiro e brindes. A segunda e terceira colocada serão contempladas com o título de beldade negra, premiação em dinheiro e brindes, além de também participarem das atividades realizadas pela instituição. Aguarda-se ainda a confirmação sobre a premiação de uma bolsa integral de graduação ou pós-graduação para a primeira colocada, ofertada por uma importante instituição de ensino superior instalada em Feira de Santana.

Outras Notícias