Integração entre metrô e ônibus começa em outubro

1
Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Carlos Martins. Foto: Ronaldo Silva/AGECOM
Secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins. Foto: Ronaldo Silva/AGECOM

O início da operação comercial do metrô de Salvador e a integração do modal com linhas de ônibus da região metropolitana estão confirmados para outubro próximo. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Carlos Martins, nesta quinta-feira (27), ao jornal A Tarde.

De acordo com Martins, a integração inicial entre metrô e ônibus será na estação do Retiro, e somente com linhas que vão da região metropolitana para a Estação da Lapa pela BR-324. Em seguida, pontua o secretário, “a lógica é mudar para Pirajá”. Isso porque o terminal metroviário do bairro será inaugurado em outubro.

“Priorizamos a integração com o sistema metropolitano e continuamos negociando com a prefeitura de Salvador e com os empresários sobre o sistema urbano”, informa Martins, sem comentar sobre o valor a ser cobrado pela passagem do metrô.

Conforme ele, o impasse ultrapassa a questão tarifária. Definições operacionais e a necessidade de extinção de linhas de ônibus estão entre os fatores que complicam uma resolução da pauta, que se arrasta desde abril. Martins ainda falou da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituirá os trens do subúrbio, ligando Paripe ao Terminal da França.

O edital que vai selecionar a empresa executora da intervenção, de acordo com Martins, será publicado no começo de setembro. No mesmo mês, o governo inaugura a estação do metrô na avenida Bonocô e já começa a pensar na conclusão da Linha 2 (Acesso Norte-Aeroporto) e do Tramo 3 (Pirajá-Águas Claras). “A ideia é inaugurar uma estação a cada seis meses na Linha 2. As primeiras serão Detran e Rodoviária. Em 2017, a obra acaba e, em 2016, queremos acabar o Tramo 3, que vai ter 5 km”, projeta o secretário.

Com informações do site do jornal A Tarde.

Foto de capa: Divulgação/CCR Metrô.

Outras Notícias