Irecê terá curso de medicina no próximo ano

Parceria assinada na manhã de hoje. Foto: Ascom/Sesab.
Parceria assinada na manhã de hoje. Foto: Ascom/Sesab.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Parceria assinada na manhã de hoje. Foto: Ascom/Sesab.
Parceria assinada na manhã de hoje. Foto: Ascom/Sesab

A partir do próximo ano o município de Irecê vai ser contemplado com a instalação de um curso de medicina, transformando o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, localizado na cidade, em hospital universitário. Iniciativa conjunta entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Ministério da Educação (MEC), a parceria entre as pastas foi assinada na sede do órgão estadual nesta quinta-feira (7).

“Estamos fazendo a nossa parte, que é possibilitar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e expandir sua regionalização”, afirma o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. O Estado vai ofertar parte dos 120 leitos da unidade hospitalar, a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para implantação da instituição de ensino que se credenciar junto ao MEC.

Neste ano, o Ministério lançou um edital de chamamento para que 22 cidades recebam cursos particulares de medicina, como parte do Programa Mais Médicos. Antes de esse sistema ser adotado, a abertura dessas vagas era proposta pelas instituições de ensino, que indicavam onde queriam abrir faculdade. Com esse novo modelo, é o governo que indica onde tem interesse em abrir vagas e, em seguida, as faculdades se candidatam.

Com informações da Ascom/Sesab.