José Ronaldo apresenta propostas durante entrevista em Feira de Santana

Prefeito e candidato à reeleição José Ronaldo (DEM). Foto: Deise Campos.
Prefeito e candidato à reeleição José Ronaldo (DEM). Foto: Deise Campos.
Prefeito e candidato à reeleição José Ronaldo (DEM). Foto: Deise Campos.
Prefeito e candidato à reeleição José Ronaldo (DEM). Foto: Deise Campos.

Abrindo a rodada de entrevistas com os prefeituráveis no Jornal Transamérica, iniciada nesta segunda-feira (12), o prefeito e candidato à reeleição em Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), declarou haver iniciativa para iluminar a cidade com lâmpadas de LED. “Temos projeto na modalidade Parceria Público-Privada [PPP] pronto para deslanchar em novembro próximo e mudar a iluminação pública, fazer como a do túnel entres as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, que é de LED. Isso vale para bairros dentro e fora do Anel de Contorno, além das sedes dos distritos. É uma iniciativa arrojada. Nenhuma cidade do Brasil tem esse projeto nessa dimensão”, afirma.

Líder da bancada do programa, o radialista Carlos Geilson questionou José Ronaldo sobre quais são os pontos altos do seu governo. “Dezenas de postos de saúde construídos e funcionando. Toda máquina pública está em atividade. De 202 escolas da rede pública municipal, cerca de 160 foram recuperadas e equipadas. Agora tem wifi na mais longínqua das unidades escolares. Foram mais de 4 milhões de metros de pavimentação de ruas. Abertura de várias avenidas. Atração de empresas geradores de empregos. Neste mês Feira de Santana vai receber empresa que vai gerar mais de 300 empregos diretos. Os números falam mais do que eu possa dizer”, frisa o candidato.

Ainda sobre as escolas, José Ronaldo garantiu que todas unidades de modelo antigo irão passar por reformas para ficar nos padrões atuais e promover melhorias no ensino, proporcionando melhor desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Das dez escolas classificadas nas primeiras posições no ranking do Ideb 2015 em Feira de Santana, avaliando o Ensino Fundamental I (5º ano), oito são da Rede Municipal de Ensino. O levantamento é um indicador de qualidade educacional utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho das escolas brasileiras. Os dados foram divulgados neste mês de setembro.

Destacando o quesito pavimentação de ruas, o candidato afirmou que 98.5% delas já estão pavimentadas e que a falta e esgotamento sanitário, de responsabilidade do governo estadual, impede mais pavimentações. “Vamos continuar investindo com asfalto em várias ruas, mas tem rua que não adianta pavimentar por não ter esgotamento. O projeto da obra da Lagoa Grande, por exemplo, é da prefeitura, mas está sendo executado de forma errada. Primeiro deveriam concluir o esgotamento sanitário dos bairros ao redor, pois todos os dejetos daquela região correm pra dentro da lagoa”, pontua José Ronaldo.

Nas questões relacionadas à saúde, o candidato disse que a prefeitura já conseguiu emenda parlamentar para a construção de uma clínica multiuso de três pisos no bairro da Baraúnas. A unidade vai receber o Centro Municipal de Diagnostico Por Imagem (CMDI), que já existe em Feira de Santana e vai ter seus serviços ampliados. O local vai disponibilizar consultas e realização de exames mais complexos, a exemplo da densitometria.

Carlos Geilson questionou o motivo de José Ronaldo tentar o quarto mandato. “As pesquisas que vêm desde antes mostram boas possibilidades de continuar administrando o município. Há uma aprovação social ao nosso governo, que é feito da união com a sociedade. Me sinto com experiência maior, mais preparado para governar”, salienta. O candidato que tem como vice o ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB) e integra a coligação “O Trabalho Vai Continuar”, formada por 18 partidos. O entrevistado desta terça-feira (13) é o prefeiturável Jairo Carneiro (PP). O Jornal Transamérica vai ao ar de segunda-feira a sábado, das 5h30 às 8h.

Outras Notícias